【Coluna】Abertura de uma empresa no Japão

コラム

  Já fez um ano depois de trocar de emprego e estou bem com novo tralbaho! Entretanto,,,como minha criança cresceu bem e ficou independente(mais ou menos), tendo uma intenção de fazer algo novo, mesmo terminando em sucesso ou em fracasso, tomei a decisão de estabelecer meu próprio negócio. Na verdade, já tenho uma ideia do negócio e ainda preciso elaborar um pouco para conseguir monetização.

 Deixando o assunto do meu novo negócio de lado, gostaria de explicar o procedimento de estabelecer uma empresa no Japão já que, como se pode imaginar, é um pouco complicado.

 De forma simples, tenho três formas de começar seu negócio como seguinte;

  1. Proprietário individual (Ou seja, trabalhador autónomo) , *Kojin-Jigyo-nushi
  2. Empresa Conjunta *Godo Kaisha (G.K.) (Limited Liability Company em inglês)
  3. Empresa de ações *Kabushiki Kaisha (K.K.). Forma mais comum no Japão e pode emitir ações.

O nível de dificuldade (ou custo) será Proprietário individual < Empresa conjunta(GK) < Empresa de Ações(KK). Mas, no começo do negócio, a diferença entre G.K. e K.K não é tão grande. Em seguida, coloco resumo das diferenças das três formas de negócio.

Proprietário
individual
 Godo Kaisha
 (G.K.) 
  Kabushiki Kaisha
  (K.K.) 
Proprietário/
Empresário
IgualIgualPode ser
diferente pessoa
Estatuto de
empresa
Não precisa ser
aprovado
Precisa ser
aprovado
CapitalMínimo
1 yene
Mínimo
1 yene
Custo de
estabelecimento
cerca de
60 mil yene
cerca de
200 mil yene
Distribuição de
lucro
Definido entre
investidores
Definido a porcentagem
de investimento
Período de
estabelecimento
Pode registrar
depois de abrir
o negócio
(dentro de um mês)
2 semanas3 semanas
Publicação de contaNão necessárioNecessário
OutrosNão pode emitir ações
(Não pode fazer IPO)
Pode emitir ações
(ou seja é fácil ganhar
financiamento de bancos)
                     

 Na verdade, há várias diferenças não mencionadas em cima, mas resumindo, esta tabela apresenta as partes principais. Como K.K. ganha mais credibilidade social e tem facilidade de financiamento, estou pensando em abrir o negócio com Kabushiki Kaisha(K.K.).

 O que me dá dor de cabeça atualmente é o nome da minha futura empresa e o valor de capital. O nome da empresa pode ser qualquer um desde que não desvie do senso comum. Se você não tem a ideia, é melhor pensar com a base de 5 temas seguintes; (1) criar o nome com sua ideia or filosofia, (2) colocar o nome do produto de sua empresa, (3) modificar a palavra existente(ex. Microsoft (Microcomputer + software)), (4) fazer paródia ou jogo de palavras.

 No meu caso, já tenho um nome em mente e estou no processo de registro da minha empresa no departamento de assuntos jurídicos! Caso precisa de minha assistência para abrir o negócio no Japão, me consulte!

コメント

タイトルとURLをコピーしました